partilhar

RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELÉCTRICOS E ELETRÓNICOS

Os SIMAR de Loures e Odivelas estabeleceram uma parceria com O Eletrão – Associação de Gestão de Resíduos para a recolha e encaminhamento de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos.

Este projeto pretende testar um serviço de proximidade ao cidadão para recolha de resíduos, que será um complemento aos serviços já disponibilizados pelos SIMAR de Loures e Odivelas, garantindo, através dos próprios meios, a movimentação dos equipamentos elétricos volumosos desde o interior da habitação.

Uma iniciativa gratuita que permite uma maior proximidade na recolha de resíduos volumosos e, consequentemente, uma melhoria da qualidade dos materiais encaminhados para destino final, bem como, a recuperação dos equipamentos, que eventualmente estejam em estado de aproveitamento, incrementando as taxas de reutilização e a economia circular de produtos.

O projeto abrange todas as freguesias dos concelhos de Loures e Odivelas.

As recolhas são gratuitas e devem ser agendadas através do número 800 262 333. A equipa de recolha assegura a movimentação do equipamento entre a casa, arrecadação ou garagem, até ao veículo de transporte encaminhando, posteriormente, para reciclagem.

Para solicitar o serviço os clientes devem ter pelo menos um eletrodoméstico volumoso para encaminhar para reciclagem, como uma máquina de lavar ou um frigorífico, mas na altura da recolha poderão aproveitar para entregar outros pequenos equipamentos elétricos fora de uso, lâmpadas e ainda pilhas usadas.

O serviço está disponível nos dias úteis, entre as 09h30 e as 17h00.

Os equipamentos elétricos e eletrónicos (EEE) são aqueles que precisam de corrente elétrica, pilhas ou baterias para funcionar. Quando deixam de fazer a sua função convertem-se em resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE). Praticamente, todos podem ser reciclados, exemplos:

  • Equipamentos de frio (frigoríficos, arcas congeladoras) e de regulação de temperatura (ar condicionado);
  • Grandes e pequenos eletrodomésticos (máquinas de lavar, torradeiras, aspiradores, etc.);
  • Equipamentos informáticos e de telecomunicações;
  • Lâmpadas;
  • Incluem, também, todos os componentes, subconjuntos e materiais consumíveis que fazem parte do equipamento.

NÃO ABANDONE ESTES RESÍDUOS! O correto encaminhamento dos resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos permite o correto tratamento das substâncias nocivas presentes em alguns equipamentos elétricos e eletrónicos e evita a contaminação dos solos, água e dos ecossistemas.